Literatura

premio-machado-de-assis-dest1110gr

Rubem Fonseca conquista Machado de Assis

O escritor mineiro, José Rubem Fonseca, conquistou o Prêmio Machado de Assis, um dos principais prêmios da Academia Brasileira de Letras.

O Prêmio Machado de Assis foi criado em 1911, e contempla anualmente os escritores que se destacam pelo conjunto de sua obra.

Rubem Fonseca foi nominado, durante a reunião ordinária da ABL, que aconteceu no dia 21 de maio de 2015.  A cerimônia de entrega deste prêmio e dos outros prestigiados prêmios oferecidos pela Academia, também serão entregues na mesma data.

Dentre todas as obras de Rubem Fonseca, destaca-se Agosto, que mistura ficção e realidade, com supostas intrigas que levaram ao suicídio de Getúlio Vargas. Posteriormente, Agosto foi adaptado para a televisão. Mandrake foi outra de sua criação adaptada, um personagem cínico, imoral e mulherengo, do submundo carioca.

Suas obras retratam a violência e o erotismo com estilo cinematográfico. São narrativas que se caracterizam por serem clássicas e populares; sutis e brutais, em uma mesma relação de tempo e espaço. Assassinos, prostitutas, marginais e advogados são os constantes personagens de suas tramas.  Os estilos e personagens provêm de suas antigas profissões, a de policial e advogado, que o escritor exercia antes de se dedicar integralmente a literatura.

Além de dedicar-se a escrever romances, contos e ensaios, Rubem Fonseca é reconhecido pelos críticos de arte, pelos seus roteiros, que também foram premiados.

-Relatório de um homem casado (Prêmio Coruja de Ouro);

-Stelinha (Prêmio Kikito de Ouro);

– A grande arte (Prêmio da Associação Paulista de Críticos e Arte)

Em 2003, Rubem Fonseca foi condecorado com o Prêmio Camões,  prestigiado prêmio literário da Língua Portuguesa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s